Saiba o que é o IPC-S e porque ele subiu novamente em julho

1
436

A inflação é o aumento de preços pagos em uma economia de mercado, e a deflação é quando esse preço ao invés de subir, desce. A inflação pode ser medida de diversas maneiras, seja observando o preço dos itens da cesta básica, à variação no custo de compra de um imóvel. Por ter diversos tipos de medição, a inflação sentida por integrantes da alta classe nem sempre é a mesma sentida pelos mais pobres.

De olho nisso, a FGV criou em 2003 o Indice de Preços ao Consumidor Semanal, que observa a variação de preços de 456 produtos e serviços em sete capitais do Brasil. Como os produtos observados são definidos em uma pesquisa feita a cada quatro anos junto à população, ela permite uma visualização real do custo de se viver para as pessoas mais pobres, pois ela acompanha o custo de vida para famílias que ganham entre 1 e 33 salários mínimos.

Agora que você já sabe o que é o IPC-S, podemos dizer que ele teve um aumento de 0,53%, contra 0,82% registrado em junho. Essa redução no aumento dos preços foi puxada pela desaceleração no preço em quase todos os tipos de produtos analisados. Com o aumento de 0,53%, a alta nos últimos 12 meses chega a 9,61%, contra os 9,15% de alta registrados nos últimos 12 meses até junho. É um aumento de preços bem maior que a inflação oficial, anunciada pelo governo.

A desaceleração observada IPC-S de julho, com o aumento dos preços pode ser resultado na queda do consumo, que faz com que os comerciantes e empresas abaixem os preços para continuar vendendo, como é o caso do setor de automóveis, onde o financiamento de automóveis usados, mas “quase novos”, ultrapassou pela primeira vez em muito tempo o financiamento de automóveis novos. Isso foi previsto há algum tempo pelas montadoras, que demitiram centenas de funcionários nos últimos meses.

Resumindo: Embora o resultado do IPC-S seja reflexo de uma economia em retração, a redução nos preços é um alivio para o cidadão que tem um orçamento cada vez mais enxuto, fruto de mágicas para que sobre algum centavo no final do mês, e é assim que você deve se sentir ao ler esta notícia:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here