Aumento do juros dos Estados Unidos impacta o Brasil

0
415

O Banco Central dos Estados Unidos, conhecido como FED, decretou ontem o aumento da taxa de juros dos Estados Unidos da América em 0,25% ao ano, passando o teto da taxa nacional de juros de 0,25% para até 0,50%. Este é o primeiro nessa taxa desde 2006, anos antes da grande crise econômica que afitou os Estados Unidos e levou meio mundo à bancarrota em 2008.

Como isso muda sua vida

Essa taxa decidida pelo FED tem reflexo direto no retorno dos investimentos feitos em bancos e fundos americanos. A elevação do teto da taxa de juros faz com que o rendimento de um investimento aumente na mesma monta, o que faz com que fique ainda mais atrativo aplicar capital nos Estados Unidos. Com esse aumento de 0,25%, a tendência é que haja uma migração do capital investido em mercados não tão atraentes para fundos e bancos norte-americanos. Por que? A segurança.

Os Estados Unidos são vistos como a economia mais segura do mundo, portanto o risco da perca de capital por ingerência política ou crises financeiras é reduzido. Isso leva ao investidor questionar a lucratividade de uma operação em relação ao risco. Por exemplo: É melhor investir mil reais no Brasil com a chance de lucrar 400 reais, com chance de 20% de calote, ou investir o mesmo dinheiro e obter 150 reais, com chance de 2% de calote? Os números são hipotéticos, mas o raciocínio é o mesmo.

Com o rebaixamento da nota brasileiro pela agência Fitch, o Brasil está “negativado” em duas das três principais agências de avaliação de risco financeiro do mundo. Isso é uma péssima notícia pois alguns fundos de investimento por regra só permitem aporte em países que tenham ao menos duas das três classificações positivas. Atualmente somos considerados como “grau especulativo” e não “grau investimento”, entenderam?

Agora complete a equação:

Por regra os fundos proíbem investimento em países com grau especulativo, e ao mesmo tempo há o aumento na taxa de juros (ou seja, de retorno do investimento) nos Estados Unidos, que possui as qualificações de investimento. O que isso significa? Que os dólares que ainda entravam no Brasil vão começar a migrar para os Estados Unidos e outros países que baseiam a definição da taxa interna de juros com a alíquota americana.

Resumindo: É como se além de uma hora para outra você desenvolvesse mal-hálito, e suas ex-namoradas começassem a espalhar por aí que você é ruim de cama. Com essas credenciais, as chances de alguém querer sair com você são as mesmas que a do Brasil atrair investidores internacionais, e é assim que você deve se sentir ao ler isso:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here