IPCA de Janeiro cai e inflação brasileira começa a dar trégua

0
320
IPCA de janeiro cede e inflação brasileira despenca

A inflação brasileira está mesmo diminuindo. O IPCA-15, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, traz uma boa notícia para o orçamento das famílias. A primeira prévia oficial de janeiro ficou em 0,31%. A alta foi causada pelos alimentos, bebidas e gasolina. Se compararmos com o mês de dezembro, que teve uma taxa de 0,19%, a prévia de janeiro parece ruim, mas não é.

IPCA de Janeiro: Baixou, mas e daí?

O IPCA de janeiro de 2017, de 0,31%, foi o mais baixo desde o mês de janeiro de 1994, data da criação do Plano Real. No ano passado, ápice da crise e quando parecia que a única saída para o Brasil era o aeroporto de Cumbica, o IPCA de janeiro ficou em 0,92%. Ou seja, tivemos uma redução de 0,61% em 12 meses. Quer mais boas notícias? Se analisarmos os últimos 12 meses, a inflação abaixou de 6,58%, um número já considerado “razoável’, para 5,94%.

Em 2013, último ano de boas notícias para nossa economia, a inflação brasileira fechou em 5,911%. Em 2014, ano da eleição, quando o governo tentou dar um “mim acher” na população, a inflação foi para 6,409%. Durante a campanha, Dilma disse que Aécio era pessimista e que nossa economia estava muito bem, obrigado. Em 2015, já eleita, a presidente assumiu que a vaca tinha ido para o brejo e a inflação chegou a 10,672%. Em 2016, graças ao efeito do pior do que está não fica, e também pela chegada de Michel Temer e suas reformas, todas cercadas de muitas gafes, acordos e escândalos de ministros, a inflação baixou para 6,288%. O IBGE, que é o órgão responsável pelas estatísticas do governo, calcula que o IPCA de 2017 deve ser próximo de 4,80%.

Resumindo: Mesmo dando ocasionais cabeçadas na parede, o governo Temer consegue fazer em seis meses o que o des-governo Dilma não fez nos 18 meses do segundo mandato, que é recolocar o Brasil nos trilhos, e é assim que você deve se sentir ao saber que a inflação finalmente começa a ceder:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here