Economistas do Brasil: Roberto Giannetti da Fonseca

0
10856
Economistas do Brasil: Roberto Giannetti

Desde o começo, o Econoleigo tenta desmistificar a economia para nós, pessoas comuns que somos afetados diariamente pelo que aparece nos noticiários. Nossa nova série traz um painel de alguns economistas brasileiros.

Nosso primeiro panorama é sobre Roberto Giannetti da Fonseca. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo e profundo conhecedor de Comércio Exterior. Com ampla experiência no poder público, foi assessor do Comitê Negociador da Dívida Externa durante o governo Sarney. Foi membro do Conselho Consultivo de Financiamento às Exportações, o qual foi fundamental para a criação do Proex, Programa de Financiamento a Exportações.

Posteriormente se tornou Secretário-Executivo da Câmara do Comércio Exterior durante o governo de FHC, bem como presidente da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior e vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil.

Uma das suas atuações mais reconhecidas foi como diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Durante nove anos colaborou na elaboração de estratégias para a entidade, que representa 41% do setor industrial nacional.

Giannetti da Fonseca acredita que a expansão das vendas brasileiras para o exterior é fundamental para o desenvolvimento da economia. Sua visão é de que a política de comércio exterior deve estar alinhada com uma política econômica interna que estimule a competitividade. Acredita que os investimentos internacionais devem ser baseados no compromisso mútuo, com o objetivo de transformar também o mercado interno.

Atualmente é palestrante com foco empresarial. Segundo ele, é preciso utilizar os recursos humanos das instituições de forma estratégica, gerando oportunidades para todos. Defende que é possível desenvolver mercados e produtos que superem as dificuldades que a economia global apresenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here