A simbologia da ruina de Lula e a crise nas montadoras

8
122
Crise nas montadoras é reflexo a destruição política de Lula. Ou seria o inverso?
A ruína política do ex-presidente caminha ao lado da crise nas montadoras

Um símbolo às vezes não passa de coincidência, mas, eventualmente, as simbologias dizem tudo que precisa ser dito. Menos de 24 horas após mais de seis milhões de brasileiros irem às ruas, quase todos pedindo punição e reclusão ao ex-presidente Lula, saem dados preocupantes do setor automobilístico e a crise nas montadoras brasileiras. O que o desempenho das montadoras e o pedido de prisão do Lula têm em comum? Tudo.

Foi nos anos 70, no ápice da ditadura militar, que o então metalúrgico Luis Inácio da Silva começou a trilhar seu caminho em direção à presidência. Até então um simples pelego, o operário se destacou durante a greve da Volks de 1979. Embora uns digam que Lula tenha tido intenções não republicanas durante as negociações da greve de 79, é inegável que foi ali que ele se tornou o que viria a elegê-lo em 2002, um símbolo dos operários e trabalhadores. Pois então, hoje, dia 14 de março de 2016, a Volks divulgou que vendeu 37% a menos no primeiro bimestre de 2016. Somado todos os resultados obtidos pela Volkswagen ao redor do mundo, houve um aumento no número de vendas de 1,4%.

Crise nas montadoras

Segundo a consultoria MA8, durante os doze horríveis meses do terrível 2016, a crise nas montadoras deve resultar no fechamento de 20 mil vagas de trabalho. Isso é apenas uma gota no oceano de 2 milhões de novos empregados ao final de 2016, mas não deixa de ser um resultado péssimo, pois leva o número de empregados do setor ao mesmo nível de ocupação de 2006. É como se em seis anos de governo, a presidente Dilma tivesse regredido 10 anos de trabalho da indústria. Embora ela não seja a única responsável, é inegável que a culpa sempre deve cair no colo de quem tem a caneta com tinta mais grossa.

A crise nas montadoras se arrasta desde o meio de 2014, embora os primeiros sinais mais marcantes só tenham sido vistos no ano passado, quando começaram as férias coletivas e as demissões. Falamos sobre isso aqui.

Antes considerado um messias entre os empresários, todos encantados com o crescimento econômico em seu governo, Lula hoje tem a mesma atração que um adúltero em um encontro de casais. Com cacife político e eleitoral próximo a zero, o ex-presidente atualmente vive recluso em seu apartamento em São Bernardo do Campo, transformado em um oasis petista em um deserto de rejeição. Se a indústria automobilística continuar ladeira a baixo, que é o que apontam os números, é provável que as palmeiras sindicais que ainda fazem sombra ao redor de seu apartamento no Grande ABC devem secar e morrer. Para quem não sabe, São Bernardo do Campo integra o chamado Grande ABC, região de municípios que sobrevive do setor automobilístico. A crise das montadoras é, também, uma crise do Lula e do próprio petismo.

Trocando em miúdos, é como se o ex-presidente estivesse embaixo d’água, respirando com um tanque de oxigênio escrito Volkswagen nas costas, e a cada demissão e a aumento dos impostos, alguém fizesse um pequeno furo no cilindro. A missão de Lula é dificílima, e o reservatório de meses de oxigênio agora deve durar poucas semanas. Ou Lula desenvolve guelras, ou sobe para a superfície, onde o anzol da justiça o aguarda.

Onze em cada dez políticos e empresários sabem que a ruína de Lula é iminente, e estão todos assim a cada dia de desdobramento da Operação Lava Jato:

Crise nas montadoras é reflexo a destruição política de Lula. Ou seria o inverso?

mm

O Econoleigo é um site sem “economês”, para aqueles que não conhecem essa língua. É por mim, Rodrigo Teixeira, alguém até então pouco interessado em números, mas agora fascinado em transformar economia em algo que até eu mesmo consiga compreender.

8 COMENTÁRIOS

  1. A crise nas montadoras tambem e refflexo do preço abusivo dos automoveis aqui no Brasil . Nao venham com a desculpa que isso e so por causa dos impostos.

    • O Ivo anta, o preço abusivo dos carros se da pela alta carga de impostos que já estão imbutidos no preço do carro. vai estudar antes de escrever merda. Você deve ser um petista burro mesmo.

      • Nao sou petista , posso ser burro , mas pelo menos leio os textos ate o final.
        As margens de lucro dos carros no Brasil sao as maiores do mundo . Se3 nap fpsse assim , nao teriamos tantas montadoras por aqui.

        • Exatamente, Ivo.
          As próprias concessionárias confessam que aumentam o preço sem parar pq sempre tem um bando de otários que continuam comprando pelo preço que vier. Tudo pelo status.
          Acho que o brasileiro começou a acordar… ou… apenas a grana acabou mesmo.

    • Concordo plenamente, pena que a burrice e a falta de informaçao gereada pela globo só faz essa naçao de imbecis acreditar que se prender o Lula, a renda do brasileiro, será igual a de um sueco de classe média e as montadoras todas filhas de uma puta vão deixar de cobrar duas ou tres vezes mais caro um preço de um carro aqui doque em qualquer outro lugar do mundo , e não me falem em impostos pq essas porras recebem uma porrada de isençao do governo em suas montadoras fábricas de dinheiro!

  2. não adianta ..se tem um responsável por tudo isso …SOMOS NÓS mesmos que sempre pusemos as raposas para cuidar do galinheiro e não é de hoje…somos acomodados e negligentes com nossas responsabilidades…somos e seremos CAPITANIAS HEREDITÁRIAS desde há muito..QUEREM MUDANÇAS…..MUDE-SE PRIMEIRO…

  3. Só sei de uma coisa, o dia que ficar ruim pra mim os eleitores do pt e ptistas de carteirinha estarão passando fome, só um exemplo: botijão de gás já custa mais de 60,00.
    Ah, e os coxinhas ricos, estarão mais ricos ainda!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here